Portugal, Inglaterra e o Mundo choram duas mortes
Foi um despertar diferente dos outros. Quando Portugal acordava, ontem, dia 3 de julho, para um novo dia, era confrontado a notícia da morte de Diogo Jota, internacional da Seleção A do futebol, e do irmão do André Silva, jogador de Penafiel.
O carro em que seguiram rumo a Santander, onde Diogo Jota prosseguia uma viagem para regressar aos trabalhos do Liverpool, despistou-se pouco depois da meia-noite de quarta-feira, dia 2 de julho de 2025, ao quilómetro 65 de A-52 espanhola, perto de Zamora, na Espanha. Segundo as autoridades espanholas, o rebentamento de um pneu no decorrer de uma ultrapassagem esteve na origem do despiste fatal, que terminou o incêndio do automóvel de marca Lamborghini em que seguiram os dois irmãos.
O instituto da Medicina Legal da localidade espanhola onde aconteceu o acidente fez a identificação dos corpos através dos exames de ADN, sendo que a matrícula do carro foi essencial para a primeira identificação, no local, uma vez que a viatura ardeu por completo após o despiste.
Cumpridos os preceitos legais, os corpos de Diogo [Jota] e André [Silva] foram traladados para Gondomar, cidade de natal de ambos do Grande Porto, onde a partir das 16 horas de hoje, decorrerá o velório, na Igreja Matriz. O funeral realiza-se amanhã às 10 horas, dia 5 de julho de 2025.
Diogo Jota, 28 anos (que fazia 29 anos no dia 4 de dezembro neste ano), tinha-se casado há poucos dias com a companheira de sempre, mãe de três filhos. Para o regresso das férias, o internacional português foi aconselhado de automóvel, em vez de avião, para evitar a expressão da cabine.
Tudo por causa de uma cirurgia a que foi recentemente submetido a um pulmão, já depois da participação na Final Four da Liga das Nações da UEFA, na Alemanha, onde venceu a competição ao serviço de Portugal. O irmão André [Silva], de 25 anos, acompanhou-o.
A morte dos dois futebolistas teve impacto mundial, muito por força da exposição mediática de Diogo Jota, campeão inglês pela Premier League e da Liga da Nações, 49 vezes internacional português e figura do relvo quer no Liverpool quer na Seleção Nacional da FPF. As homenagens multiplicaram-se, dentro e fora do futebol, dentro e fora do desporto.
O a1 aprovou que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) [onde inclui o Canal 11] e á Liga Portugal que desejou a todos a uma homenagem ao Jogador português que ditou o adeus ao jogador português. Diogo Jota despediu-se oficialmente dos relvados de clubes e seleções e da vida.