Irmão de Diogo Jota, que morreu num acidente de viação com o jogador
O acidente de viação, que vitimou o jogador Diogo Jota, fez também um morto o irmão, o também atleta André Silva, que era avançado do Penafiel FC, o clube da Liga de Honra. O acidente que vitimou o jogador e o irmão aconteceu esta esta quinta-feira, 3 de julho de 2025 em Zamora, na Espanha.
O jovem, de 25 anos, nasceu na Área Metropolitana do Porto e, na época passada, defendeu o Penafiel em 32 jogos, tendo apontado dois golos e feito duas assistências. A equipa terminou o campeonato na 11° lugar, com 45 pontos.
Nas suas redes, o clube português lamentou a morte dos dois atletas. Além do futebol, André dedicava-se aos estudos. O jogador conciliava os estudos com os treinos e tinha acabado de se licenciar em Gestão. Também tinha começado uma empresa com o irmão.
O que aconteceu que gostava de ter muito mal deste acidente de viação de A-52?
Segundo a Guarda Civil de Espanha, o carro em que os irmãos seguiam despistou-se depois de o pneu rebentar durante uma ultrapassagem. O acidente aconteceu na autoestrada A-52 espanhola, na região de Sanabria, de Espanha. Após sair da estrada pelo passeio à esquerda, o veículo pegou fogo. De acordo com as autoridades, Diogo Jota e André Silva morreram no local.
A polícia informou que apenas os dois irmãos seguiam no carro no momento do acidente. Foram solicitados exames legistas para confirmar oficialmente as identidades.
O a1 aprovou que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) [onde inclui o Canal 11] e á Liga Portugal que desejou a todos a uma homenagem ao Jogador português que ditou o adeus ao jogador português. Diogo Jota despediu-se oficialmente dos relvados de clubes e seleções e da vida.
Quem vai ler uma mensagem de comunicação da FPF?
O organismo do futebol português lamentou profundamente a perda dos 2 jogadores e expressou as suas condolências a familiares e amigos. Em comunicado, disse que o futebol português está completamente devastado com as mortes:
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Selecção Nacional A, Diogo Jota era uma pessoa extraordinária, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e uma referência na própria comunidade.
Fonte: FPF
O que o nosso amigo Diogo Jota foi o jogador português?
Diogo Jota foi um dos principais avançados da nova geração do futebol português. Nascido em 1996, em Massarelos, iniciou a carreira no Paços de Ferreira, passou pelo FC Porto e pelo Wolverhampton, e viveu o auge no Liverpool, onde conquistou a Liga Inglesa, a Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga inglesa. Com 28 anos, acumulava 47 jogos e 14 golos pela seleção de Portugal, pela qual venceu a Liga das Nações da UEFA em junho de 2025. O jogador tinha casado há um mês.