2020: O ano mais famoso de mais tempos
2020 foi o ano dos melhores notícias sempre nos Operadores, Desportos e Magazine Tec das temáticas categorias. Recordando os assuntos mais marcantes que ficarará a história por causa da pandemia de COVID-19.
Em Julho de 2020, ocorreu uma das mais impactantes transferências televisivas de todos os tempos. Cristina Ferreira saiu da SIC e regressou á TVI, onde assumiu um cargo da direção do Entretenimento, substituído Mário Crespo, tendo também tomado acionista do canal. Nesse momento, deflagrou a guerra entre ela e Daniel Oliveira, diretor dos programas do Grupo Impresa.
![]() |
Marega abandonou-se o jogo oficial da Liga NOS em fevereiro |
Saída do Cláudio Ramos da SIC para apresentar o regresso do Big Brother na TVI
Sem nunca esconder que dos seus grandes sonhos era conduzir um Reality Show, em fevereiro de 2020 despediu-se da SIC, que era a sua casa há 18 anos, para ficar no leme do Big Brother, que regressou a antena da TVI. A pandemia condicionou o programa que 20 anos após de tinha estreado em Portugal, começou com os concorrentes isolados em quartos de hotel e só duas semanas depois entraram na casa mais vigiada do país.
Racismo no Futebol: Marega
Os ataques racistas marcaram o ano, incluindo no mundo do desporto-rei. Em fevereiro de 2020, o jogador do FC Porto, Marega abandonou relvado depois de ter ouvido cânticos com insultos relacionados com a cora da sua pele. Mais tarde, num jogo para a Liga dos Campeões, as duas equipas que se enfrentavam a partida em campo devido a um ato racista do quadro abrito, declarou a fonte da UEFA.
O triunfo nacional nas corridas de bicicleta, motas e carros
Foram vários os portugueses que se notabilizaram no desportos sobre rodas. Os ciclistas João Almeida e Rúben Guerreiro brilharam na volta á Itália. O piloto Filipe Albuquerque conquistou no Bahrain o título mundial de resistência na categoria LMP2. Finalmente, Miguel Oliveira venceu o Grande Prémio da Estíria, na Áustria, levando Portugal, pela primeira vez, ao primeiro do pódio na categoria do Moto Gp.
Nazaré, a figura de ficção do ano
Com pouca experiência na área de representação, Carolina Loureiro superou todas as expectativas ao protagonizar a novela da SIC, "Nazaré". A jovem de 28 anos conquistou os espectadores, vencendo parte do concurso Joker da RTP1 com 31,22% em segundo lugar. Com o empenho e dedicação que colocou o papel que foi desfiada a interpretar. O sucesso foi tão grande que a novela teve a segunda temporada.
Rodrigo Guedes de Carvalho a voz sentada do confinamento.
No período mais agudo do confinamento, em março de 2020, logo após ter sido declarada a existência de uma pandemia, Rodrigo Guedes de Carvalho, com o seu trabalho no Jornal da Noite da SIC, tornou-se numa espécie de voz consciência relacionada com a COVID-19. Foi ele que com as suas palavras assertivas, trouxe alguma esperança aos telespectadores.
Jorge Jesus regressa ao Benfica
5 anos depois da sua polémica saída para o Sporting, o técnico voltou-se aos comandos do Sport Lisboa e Benfica - Futebol SAD. Esse regresso do Jorge Jesus fez correr o link da notícia com a DaveTec que comentou-se que está decisão á entrevista ao BTV, poderá tinha acontecido para salvar o casamento, pois corriam rumores que teria traído a mulher no Brasil, onde estava o treinar o Flamengo.