Olivedesportos assume totalidade dos diretos do FC Porto
A participação do empresário português Joaquim Oliveira de 10,01 por cento na sociedade desportiva do FC Porto passou a ser feita através da Olivedesportos (detida pela Controlinveste), segundo comunicação hoje feita à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Segundo a nota enviada à ERC, a participação social anteriormente detida pela Sportinveste no FC Porto foi transmitida pela Controlinveste para a Olivedesportos.
O comunicado do FC Porto à CMVM surge na sequência de uma comunicação àquela sociedade desportiva, a informar da concretização da fusão, por incorporação, da Sportinveste e na Controlinveste. Por efeito da referida fusão, a globalidade do património da Sportinveste foi transferido para a Controlinveste, incluindo todas as participações sociais detidas pela Sportinveste.
Daí a participação social anteriormente detida pela Sportinveste no FC Porto ter sido transmitida pela Controlinveste para a Olivedesportos. Segundo o comunicado, a Olivedesportos é dominada e detida pela Controlinveste desde 2005, que por sua vez é dominada pela Controlinveste, sendo esta última dominada Joaquim Oliveira, pelo que os direitos de voto detidos pela Olivedesportos são também imputáveis àquelas entidades. Recordando no dia 26 de novembro de 2013, Joaquim Oliveira deixou a Controlinveste após mais de 23 anos de ter entrado e foi substituída pelo António Mosquito passou a deter 42,5% da empresa de comunicação, com 27,5% e 15%, respetivamente. A decisão do processo através do holding, viram os diretos de transmissão da Sport TV e a PPTV acabam de ficar fora da empresa.