Meme: Trovoada no Rio de Janeiro faz Rede Globo preparar plano de emergência

 



A noite do dia 8 de abril de 2019 foi tensa para a estação brasileira Globo . As fortes chuvas que inundaram boa parte da cidade do Rio de Janeiro por pouco não fizeram o canal brasileiro de Jardim Botânico mais uma vítima do dia. A situação foi de tal forma dramática dentro das instalações da estação pela segunda vez que a luz foi cortada devido a previsão de trovoadas, depois de em 1976 que os técnicos da vênus platinada ponderaram entrar em total emergência e passar a programação para São Paulo, no Brasil. Esta ação extrema não ocorria desde o incêndio de 1976.

A mesma medida que recordando no dia 4 de junho de 1976 durante a transmissão do Jornal Hoje, um problema no ar condicionado geral da Globo entrou em curto-circuito e em poucos minutos a central técnica estava em chamas e os antigos Jornalistas saíram no estúdio devido a destruição polémica temporal do pais. Graças ao seu manual de emergências, foi possível passar a programação de geração do território da estação na transferência do Rio de Janeiro para São Paulo após 30 segundos. Aproveitando-se do facto de que, naquela época, um dos blocos do Jornal Hoje eram locais, o telespectador, de modo geral, somente viu, na tela, a troca do apresentador. O Jornal Nacional no Brasil nesse  foi transmitido a partir de São Paulo, Brasil.

Agora 42 anos depois, o canal de televisão brasileiro da Globo, muito maior e mais preparada não quiz pagar para ver o pior ocorrer. Ao contrário de 1976, quando a sua estação cairoca não passava de uma afiliada acanhada por pouca estrutura, em 2019, a Globo possui em São Paulo uma emissora completa com todas as condições para tocar a rede, como já faz diariamente. A Globo aprendeu com o erro de 1976, quando a maior praça da rede não tinha condições mínimas para tocar integralmente o sinal, com equipamentos obsoletos, construindo, posteriormente, no final dos anos 90, um edifício e abastecendo com equipamentos modernos.


Os apresentadores Carlos Tramontina e Renata Lo Prete estiveram no estúdio do programa de informação do Jornal da Globo a acompanhar o Jornal Nacional. Para sorte ou pelo resultado do planeamento da Globo, o Jornal Nacional foi integralmente produzido em direto do Rio de Janeiro. As águas não tiraram a estação do ar. Mas fica registado que, desde 1976 que a Globo não coloca o seu manual de emergência em ação. São momentos raros em que os técnicos fazem a diferença no processo.

Deu a tua Merda Assim em Portugal, quando caso se estiver uma trovoada durante o outono de 2019 vai destruir o estúdio da estação da RTP.

Empresas

Desporto

Etiquetas

Mostrar mais