Clientes MEO põem á saída do Porto Canal da NOS
Pode dizer-se que este é o primeiro efeito colateral da "guerra" pelos direitos televisivos dos jogos de futebol protagonizada pela MEO e pela NOS. Depois da corrida aos “conteúdos”, as duas operadoras embatem agora de frente na distribuição. A MEO anunciou que a partir da meia-noite desta quinta-feira os clientes da NOS deixou de ter acesso ao Porto Canal. A operadora da PT Portugal comprou os direitos televisivos do FC Porto, num negócio em que ficou também com os direitos de distribuição do Porto Canal desde Janeiro de 2016 deste ano. Já a NOS comprou os direitos televisivos dos jogos do Benfica e do Sporting, ficando igualmente com os direitos de transmissão dos canais dos dois clubes, como a BTV a partir da próxima época desportiva e Sporting TV também.
A MEO diz que tentou uma espécie de permuta com a NOS, para que cada uma das operadoras possa disponibilizar os canais em causa, mas acusa a empresa detida pela Sonae e por Isabel dos Santos (IdS) de não ter respondido à proposta. “A MEO assumiu uma postura séria e transparente nesta negociação e apresentou condições concretas para viabilizar a distribuição do Porto Canal pela NOS, assegurando a mesma por um valor moderado, que a partir de Julho de 2016 deveria ocorrer em condições paritárias face aos direitos nessa altura a serem disponibilizados pela NOS”, diz um comunicado emitido na PT.
“A NOS insiste em não apresentar contrapropostas concretas, mantendo o mercado e os clientes sem qualquer informação, designadamente sobre os termos de comercialização dos canais BTV e do Sporting TV, assim como sobre os direitos de transmissão dos jogos do Benfica”, acrescenta o mesmo comunicado, para justificar a decisão de a partir da meia-noite desta quinta-feira suspender o acesso dos clientes da NOS ao Porto Canal.
“Apesar de todos os esforços negociais desenvolvidos pela NOS ao longo das últimas semanas para impedir a suspensão e garantir que os seus clientes continuavam a aceder ao Porto Canal, a MEO revelou-se irrazoável e inflexível, não tendo nunca apresentado qualquer proposta específica para a distribuição deste canal”, diz o comunicado da NOS. Assim que foram assinados os acordos entre as operadoras e os clubes de futebol, uma das grandes questões para os adeptos e clientes de televisão por cabo foi perceber em que canais seriam transmitidos os jogos. Atual, todo o campeonato de futebol é transmitido pela Sport TV, detida pela NOS e Olivedesportos, à exerção dos encontros do Benfica em casa, que são um exclusivo da BTV até ao final da época.
Oficialmente ainda não foi anunciado em que canal serão transmitidos os jogos do Benfica na próxima época. “A nossa intenção é que os jogos do Benfica sejam facultados a todos os operadores. Em que canal é ainda prematuro. O cenário Sport TV é possível entre muitos outros", disse Miguel Almeida, CEO da NOS, em Dezembro de 2015, durante a apresentação do acordo com o clube da Luz.
Este conflito aberto entre as duas operadoras adensa, no entanto, as dúvidas sobre o que acontecerá no futuro. É certo que os jogos do FC Porto e do Sporting se mantêm nas próximas duas épocas na Sport TV, já que ainda estão em vigor contratos com a PPTV.