Altice quer a PT Portugal

 


Grupo Francês Altice está a negociar com a Oi a compra da PT Portugal a partir de hoje, dia 11 de outubro de 2014, anunciou num comunicado oficial da empresa. Donos da Cabovisão escolheram golden saxy. Não há uma proposta em cima da mesa, mas há uma empresa muito determinada em comprar a PT Portugal. Os acionistas brasileiros e portugueses da Oi já sabem que a Altice tem vontade e dinheiro para entrar na PT Portugal amanhã. 

Com a saída de Zeinal Bava do CEO da Oi, devido a reação da crise entre a PT e a BES com 33 milhões de euros que vigorou a perda de audiência e a estrutura acionista complexa da empresa, fica mais difícil perceber quem e quando pode decidir o quê. Por isso, o negócio está a ser apresentado aos grandes acionistas e não à gestão da Oi.  

A PT Portugal é um ativo muito estratégico e emocional, mas os acionistas portugueses com quem a Altice já falou são razoáveis e têm consciência que não controlam a PT Portugal, nem vão controlar, por isso, se for bom para os negócios, vão concordar e vender”, afirmou a fonte. Entre os acionistas portugueses da Oi encontram-se a Ongoing, BES, Controlinveste e a Visabeira. Para os brasileiros os benefícios também são evidentes: O negócio está a cair, há mais dívida, faria sentido vender a um preço sensato, explicou fonte da dona da MEO.

A Altice quer entrar na PT Portugal pela porta grande, de bem com os acionistas portugueses, com a comunidade empresarial, com os trabalhadores e com o Governo. Enquanto a Altice sonda os grandes acionistas da Oi, na bolsa, as ações da PT Portugal acusam o toque da saída repentina de Zenial Bava demitiu-se da empresa. Ontem, os títulos dos acionistas da PT Portugal, que serão acionistas, começaram a tomar consciência que o encaixe da venda da PT Portugal será canalizado para amortizar dívida da Oi e financiar aquisições no mercado brasileiro e não os beneficiará diretamente.

O grupo francês de telecomunicações está no entanto a ter alegadas dificuldades em saber com quem se deve sentar para debater o assunto, já que a saída de Zeinal Bava e a estrutura acionista complexa da Oi estão a dificultar o processo. A mesma fonte disse ainda que os acionistas portugueses com quem a Altice já falou são razoáveis e têm consciência que não controlam a PT Portugal.

Etiquetas

Mostrar mais