MTV Brasil estreia nova programação do canal de cabo a 1 de outubro de 2013 e Brasil deixa de pertencer ao Abril Radiodifusão
Com o anunciou da passagem da marca MTV Brasil para a Televisão Paga a partir do dia 1 de outubro de 2013, o canal de televisão sinal aberto do Brasil chega ao fim as operações da marca após sua devolver a marca MTV no Brasil do Abril Radiodifusão com a Viacom Networks The Americas. A programação terá apenas 1h30min de conteúdo brasileiro que os atuais clientes podem migrar para a TV paga do operador.
A grelha vai misturar as novas séries produzidas nos EUA como o Catfish, MTV EMA, MTV Video Music Awards, Awkward e entre outros. A ideia foi juntar o que a MTV Brasil produz de melhor no mundo e fundir com as 350 horas de programação garantida até ao final de 2014. Depois da MTV EUA, teremos a maior quantidade de conteúdos locais produzidos por uma MTV, garante Tiago Worcman, diretor-geral da Viacom na América Latina. Outra novidade é que saíram do ar os apresentadores de videoclipes que já entram nos anos noventa - e entraram em cena os músicos Fiuk e Supla. Ao filho de Fábio Jr ficou reservado o Coletivation, um programa diário de atualidades co-protagonizado pelo humorista Patrick Maia. A atração abre a nova grelha da MTV na TV Paga brasileira a partir das 21:30 é a primeira emissão do canal.
Estreia do Novo canal de Negócios em sinal aberto
O Grupo Abril anunciou hoje, para além da MTV que passa para a TV paga, na TV aberta o novo canal de negócios TV Abril vai no ar em 1 de outubro de 2013 que irá ocupar o lugar da a MTV Brasil a partir das 00h01. Num comunicado oficial da empresa o esta semana, o canal vai lançar a estação brasileira da Ideal TV como os programas repetidos com distribuições em estúdio oficial da Elmídia. Muitos programas de recolha serão aproveitados, mas não se sabe se haverá material original.
O novo Ideal original exibirá programas de notícias e será destinada ao público empreendedor, ávido por informação e atento aos acontecimentos mundiais, profissionais que vivem o desafio diário de mostrar bons resultados para a empresa, manterem-se competitivos no mercado de trabalho e ainda ter tempo para a vida pessoal. A grade de programação é formada por três núcleos de programas: gestão de negócios, gestão de carreiras e bem viver, e ainda boletins informativos exibidos ao longo de toda a programação, com noticias atualizadas durante todo o dia, a partir do dia 1 de outubro de 2013, às 00h01.
Segundo oficialmente a OperadoresTec ao Grupo Abril, a grelha inicial terá novos programas através da TDT ou sinal aberto como o Day Off, Chefe na Cozinha, Siga o Mestre e entre mais programas. O canal será aberto nas cidades em que o Grupo Abril tem outorgas de radiodifusão, onde será também levado pelas operadoras de cabo, e terá carregamento obrigatório nas operadoras de DTH, pois o Grupo Abril ainda se qualifica no critério de rede nacional, para as quais o must-carry no satélite é obrigatório.
Substituição das Grelhas dos Canais na operadora brasileira
A nova MTV brasileira vai estar no ar nos principais operadoras da Sky, NET, Claro, VIvo TV, NeoTV, SimTV e Viacabo nas seguintes posições para estar no ar a partir de 1 de outubro de 2013, vai mudar a exbição da imagem. Na NET, o canal entra em HD, a partir do pacote covergente do NET Mais HD da América. Em São Paulo, Brasil, o canal vai substituir a MTV em HD no sinal aberto. No resto do país, vai alargar a quantidade de canais em alta definição. Na nova MTV em SD, o canal entra na grelha do canal da NET Fácil.
Na SKY Brasil, como já foi noticiado, o canal substitui o VH1 à MTV Brasil na posição 312 da Box de Cabo e Satélite. o canal estreia com mais de 350 horas de produções locais e conteúdos da programação internacional da MTV nos Estados Unidos, com exibição em português brasileiro pela primeira vez.