A relação da MTV Brasil com a música pernambucana
Depois de tinha anunciado hoje a passagem da MTV no Brasil para o canal de Cabo, a Velha MTV Brasil vai encerrar as suas atividades no canal de TV em sinal aberto que o sinal vai ser revalado a partir das 23:59 da noite no Horário do Brasil. A estação foi lançada oficialmente no dia 20 de outubro de 1990 que transmite as programações de músicas ao longo dos anos. No dia 1 de outubro de 2013, após o encerramento do canal aberto, a MTV no Brasil vai passar a ser um canal de cabo, com programação focada sobretudo em atrações internacionais e pouco espaço para a música. Em sinal aberto o canal vai ser substituída pertencentes ao Grupo Abril, com TV Abril a arrancar as estações do Negócios e Carreias.
Durante os seus 23 anos de vida, a antiga MTV Brasil abriu generosos espaços à música pop pernambucana. Sobretudo nos anos 1990, durante a eclosão do movimento manguebeat. VJs na altura, Soninha Francine e Thunderbird falam das suas impressões ao tomarem contacto com a então emergente cena pernambucana. Eddie, Matalanamão, A Linha da Última Resistência, Querosene Jacaré... lol. O que logo se tornou evidente para nós (mas outros demoraram a perceber) é que não estava a surgir um novo ‘género’, o ‘mangue beat’. Reduziam tudo a ‘guitarra + tambores’ ou coisa parecida.
Conheci, através do André Jung (ex-baterista da banda paulista Ira!), uma cassete de vídeo, com o vídeo dos Caranguejos do mangal. Acho que isto foi em 1990. Fiquei impressionadíssimo com aquilo! Lembro-me que levei a cassete para a MTV Brasil e muita gente teve a mesma reação. Depois, conheci a banda homónima Devotos do Ódio, irmã hardcore dos rockabilescos Devotos de Nossa Senhora Aparecida. Impressionante, igualmente. Desde então, aproximei-me de todos.
Apresentei Chico Science & Nação Zumbi no meu programa na TV Zona do ano de 1994, participei num DVD dos Devotos em São Paulo, ainda estamos a tentar juntar as duas bandas para celebrar o ‘Devotismo’! Mundo Livre sempre me embalou. Cheguei a invadir o palco de um concerto deles para tocar percussão. Isso está guardado no meu coração também. Outras bandas, como o Eddie, pude receber no meu programa de rádio ‘Tapa na orelha’. A minha relação mais próxima com o Recife vem desde a inauguração da MTV Recife em 1992. E tenho a certeza que o ‘movimento mangue beat’ foi fundamental para a viabilização da MTV Brasil na cidade. Muito carinho e respeito por tudo isto!