Novo formato para a Liga dos Campeões a partir da próxima temporada de 2024/2025
Há uma razão para o futebol europeu ser um dos mais populares e bem-sucedidos do Mundo. Nunca está parado. Desde a competição inaugural, anteriormente denominada Taça dos Campeões Europeus da UEFA, entre 1955 e 1922, a UEFA tem evoluído continuamente e adaptada a nova Liga dos Campeões que passa a ser aumentada de 32 para 36 clubes a partir de 2024/2025, com uma nova "fase de liga" para acompanhar as mudanças mais amplas na modalidade.
Para garantir que o novo formato a partir de 2024/25 proporciona o melhor a clubes, jogadores e adeptos, a UEFA baseou o seu desenho em extensas consultas com os principais intervenientes da comunidade do futebol europeu. O formato final, a lista de acesso e o calendário das competições europeias de clubes foram aprovados no passado dia 10 de Maio de 2022, na sequência da decisão da UEFA, a 19 de Abril de 2021, depois de tinha anunciado a notícia com o AW Channel, a confederação europeia foi introduzir um novo sistema competitivo.
A mudança fundamental nas reformas anunciadas pelo CE da UEFA é o abandono do actual sistema de fase de grupos do formato. O atual fase de grupos da Liga dos Campeões inclui 32 clubes qualificados divididos em oito grupos de quatro. A partir da época 2024/25, 36 clubes vão ser participados a partir na Fase da Liga (antiga Fase de Grupos), dando a mais 4 equipas a oportunidade de competir contra os melhores clubes da Europa. Esses 36 clubes participarão numa competição composta por uma só liga, na qual estão agrupados os 36 clubes.
Deixarão de defrontar três adversários duas vezes em casa e fora e, ao invés, enfrentarão oito oponentes diferentes, disputando metade dos jogos em casa e a outra metade fora. Para determinar os oito adversários diferentes, as equipas serão divididas inicialmente em quatro potes. Posteriormente, cada equipa será sorteada para enfrentar dois adversários de cada um desses potes, disputando um jogo em casa e fora frente a uma equipa de cada pote.
Os resultados de cada jogo decidirão a classificação geral na nova liga, continuando a aplicar-se três pontos por vitória e um por empate.
As oito melhores equipas da liga qualificam-se automaticamente para os oitavos-de-final, enquanto aquelas que terminarem entre o 9º e o 24º lugares vão disputar um play-off a eliminar, a duas mãos, para saber quais seguem também para os oitavos-de-final da competição. As equipas que terminarem do 25º lugar para baixo, inclusive, serão eliminadas, sem direito a Liga Europa. O novo formato, com todas as equipas juntas numa só liga, significa que existirá muito em jogo para todos os participantes e até à última jornada da Fase de Liga.
Na fase a eliminar, as equipas que terminem entre o 9º e o 16º lugares terão o estatuto de cabeças-de-série no sorteio do play-off da fase a eliminar, o que significa que enfrentarão uma equipa classificada entre o 17º e o 24º lugares disputando, em princípio, a segunda mão em casa. Os oito clubes que prevalecerem no play-off da fase a eliminar avançarão para os oitavos-de-final, onde enfrentarão um dos oito primeiros classificados da fase da liga e que terão o estatuto de cabeça-de-série no sorteio dos oitavos-de-final.
Para fortalecer a sinergia entre a Fase de Liga e a Fase a Eliminar, bem como para proporcionar mais incentivo desportivo durante a Fase de Liga, os emparelhamentos da fase a eliminar também serão parcialmente determinados pela classificação final da Fase de Liga, com um sorteio que ao mesmo tempo determina e traça o percurso das equipas para chegarem até à final.
Dos oitavos-de-final em diante, a competição continuará a seguir o formato existente de eliminatórias até à final, que será disputada num local neutro selecionado pela UEFA. Todos os jogos até à final continuarão a ser disputados a meio da semana, reconhecendo a importância do calendário nacional em toda a Europa, ao passo que a final continuará a ser disputada num sábado no mês de maio.
Os jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa serão disputados entre Setembro e Janeiro do mesmo ano, enquanto os jogos da Liga Conferência serão disputados entre Setembro e Dezembro do mesmo ano. Cada uma das três competições de clubes da UEFA terá uma jornada exclusiva, não havendo jogos das outras duas competições agendadas para essa semana.
Nas semanas normais, os jogos da Liga dos Campeões serão disputados às terças e quartas-feiras, enquanto os jogos da Liga Europa e da Liga Conferência serão disputados às quintas-feiras. Na semana exclusiva da Liga dos Campeões, os jogos dessa competição serão disputados às terças, quartas e quintas-feiras. Na semana exclusiva da Liga Europa, os jogos dessa competição serão disputados às quartas e quintas-feiras. Na semana exclusiva da Liga Conferência, os jogos dessa competição serão disputados na quinta-feira.
Na última jornada da Fase de Liga de cada competição, todos os jogos serão disputados em simultâneo.