FPF anuncia o fim da Terceira Divisão na época de 2012-2013
A temporada 2012/2013, que a FPF anunciou hoje que vai marcar o fim da Terceira Divisão Nacional, que vai reunir com a fusão com a II Divisão, para criar uma nova competição para a época com novas equipas, segundo com a Lusa. Em 2013-2014 vão continuar a existir com a Liga ZON Sagres e Liga de Honra (campeonatos profissionais) e apenas 2ªDivisão B.
Todas as restantes equipas, irão disputar as provas do campeonatos Distritais da Associação de Futebol da Região passam a ter direito as promoções para ao Terceiro Escalão do futebol de Portugal em 2013/14, como que as equipas, afirmou-se a Liga de Clubes em comunicado que as alterações dos níveis de acesso aos nossos escalões de grau para ver a nova era de futebol da FPF.
Assim, na fase inicial da Segunda Divisão B e na Terceira Divisão, agora vai arrancar para haver mais de um grande número das despromoções, serão contadas até 76 clubes para despromover para os Distritais para possibilidade para criar um Segunda Divisão de um Clube Histórico para chamar o novo nome do terceiro escalão.
Como é se chegar ao quadro final para criar a competição?
Na 2ªDivisão B, os primeiros classificados de cada série em três clubes da Zona Norte, Centro e Sul para subir automaticamente para a Segunda Fase, e os seguintes passam a ter direito para os 1° e 2° Classificados para passar a ter a promoção administrativa para o segundo escalão quanto o clube se sagrar campeão da II Divisão, mas os dois últimos classificados de cada zona desce de forma automática, aos campeonatos Distritais. Na Última competição da Terceira Divisão, com fusão da Segunda Divisão B, os dois primeiros classificados na zonas do continente e da Madeira, mas os restantes primeiros classificados da série Açores são promovidos a 2ªDivisão B. Todos os restantes são despromovidos para os Distritais. É por isso ao Longo dos anos, que vários clubes promovidos dos campeonatos Distritais à Terceira Divisão estão a delirar a promoção: sabem que apenas jogarão essa prova por uma única vez para criar a nova competição da Federação Portuguesa de Futebol.
Sem qualquer hipótese de subir... apenas podem voltar para os Distritais. Então, por que razão ao DaveTec á FPF que a nova competição vai ter o novo nome e imagem do Campeonato não profissional com mais de equipas, com as despromovidas da Liga de Honra; os providentes da Segunda e Terceira Divisão para garantir a conclusão em 2013/2014.
Liga Portuguesa de Futebol Profissonal já aumentou de 16 para 22 equipas no Segundo Escalão
Já neste ano, em 2012/2013, para dar resposta ao alargamento da Liga de Honra com a entrada das seis equipas B de futebol profissional (como a estreia do Benfica B, FC Porto B e Sporting B), a FPF viram a permitir convidar o terceiro classificado da Série C da Terceira Divisão, a Nogueirense para jogar na Segunda Divisão B para a época de 2012/2013, uma vez que recebeu a União de Leiria, despromovido da Primeira Liga por decisão administrativa que acabou de ser excluída das competições profissionais, que quedou-se com a Tribunal de Leiria, a decisão que vai poder durar... 1 ano.