José Edurado Moniz celebra sucesso da nova temporada de Morangos com Açúcar: Pai não PADRINHO
O 11º anivesrário da TVI Ficção foi celebradoo, no passado dia 26 de outubro de 2023, no Movart Gallery, em Lisboa e, ao contrário dos eventos anteriores, foram poucos os rostos do canal que passaram por lá, sendo a ausência mais notada de Cristina Ferreira, diretor de entrenimento e ficção do canal. Indiferente a tudo isso. José Edurado Moniz faz um balanço positivo destes 11 anos e afrima que tivemos coisas muito boas e fizemos muitas mudanças naquilo que o audiovisual é hoje. Contrubuímos muito para "nossa dramaturgia", disse.
11 anos significa que termos uma grande montra para mostrar a boa ficção que se faz na TVI e a circusntânica de nós estarmos a crescer da forma que estamos é demostrativa disso mesmo. Não é forma ligueira que se consegue aumentar as audiências em 60 por cento, é sinal que as pessoas se identficam com aquilo que fazemos. O diretor-geral da TVI é conseriado o pai dos "Morangos com Açúcar", mas este reteja o rótulo do pai da série da TVI. Pai do morangos não, quando muito posso ser padrinho. Os morangos são uma bandeira da dramaturgia da TVI e nós vamos querer que eles se desenvolvam, cresçam e se firmem com uma pujança cada vez maior.
Quandoe questionado sobre se é uma aposta do presdiente da empresa, ela ganha, Moniz foi peremptório. É uma aposta da TVI, não é ninguem em particular. Nós somos uma equipa, temos de trabalhar como equipa da TVI e termos de falar sempre como tal.
![]() |
A série é transmitida pela TVI uma vez por semanaz á segunda-feira á noite |
Além da celebração do canal, foram reveladas as novidades que vão ser exibidas já a partir deste mês. O primeiro programa será um novo talent show conduzido por Hélder Tavares, intitulado Show Talent. Já Tiago Castro, o carismático Crómio, será o apresentador do novo programa de entretrenimento da estação da Queluz, Morangomania. Por fim, o Geração 3.0, um programa que convida os portugueses a conhecer um pouco mais sobre os criadores de conteúdos digitais. Estes programas estão virados para descobrir o talento que existe em Portugal (na Europa) nas várias componentes artísticas, disse o diretor geral do canal de Queluz.
A ficção continua a ser uma das fortes apostas da estação de Queluz da Baixo e o diretor-geral revela que este ano, ainda haverá mais novidades, disse a entrevista na etiqueta "Telecomunicações" Vamos fazer o possível para estrear a nova novela Cacau. Do que já vi, é uma novela muito forte, consistente, tem todas as componentes para fazer com que os telespectadores a ela adiaram. No horário nobre, a TVI continua a levar o melhor de Festa É Festa, mas Moniz recusa comentar as fracas audiências de Papel Principal, da SIC. Não quero falar sobre a concorrênciam cada um tem o seu caminho. A SIC, se faz essas opções, é porque considera que são boas, não vou fazer juízos sobre isso, disse.