Marca do Canal Panda vai deixar de existir na Espanha
Se caso se recordar-se oficialmente o fim das suas transmissões dos canais de televisão de sinal aberto e de TV por cabo através da Espanha e Portugal aplicados à TVI24 (que passou a CNN Portugal em 2021) e o +TVI (extinto em 2015), em breve, a partir de amanhã, serão aplicados ao Canal Panda da Espanha. O Canal Panda vai deixar de emitir em Espanha, através do grupo AMC Networks International Southern Europe, depois de muitos anos na televisão paga em Espanha e também em Portugal, o canal infantil da Dreamia foi lançado a 1 de abril de 1996, com o nome Panda Club.
O Canal Panda foi um dos primeiros canais de televisão de Espanha e Portugal da AMC Networks para transmitir a programação infantil e foi criado em Espanha a 15 de Setembro de 1997, transmitindo pela Vía Digital e em Portugal a 1 de Abril de 1996 e depois passou a ser Canal Panda também a 15 de Setembro de 1997, transmitindo pelos operadores NOS, MEO, Nowo e Vodafone. O novo canal espanhol Enfamilia, da AMC Networks International Southern Europe, substitui o Canal Panda en Espanha, que deixará de emitir após 11 anos depois, passando a AMC Networks com o Canal Panda vai regressar oficialmente em exclusivo no mercado português a partir de 15 de dezembro de 2022, marcando o fim do Canal Panda em Espanha pela passagem do Enfamilia.
Apesar do desaparecimento do Canal Panda em Espanha com a chegada do Enfamilia, este novo canal de cabo espanhol terá uma janela de programação denominada Panda Enfamilia, entre as 7h (6h em Portugal Continental) e as 9h (8h em Portugal Continental), apresentando conteúdos oficiais vistos anteriormente no Canal Panda em Espanha. Ao longo deste tempo, o canal infantil ibérico tem vindo a renovar a sua imagem para se adaptar às novas tendências ao longo dos últimos anos desta história, incluindo Portugal, o canal tem vindo a alterar o seu grafismo, acompanhando os maiores sucessos do canal em Portugal, que viram uma marca renovada, grafismo em vigor desde 6 de julho de 2015. A programação é também dirigida aos mais pequenos da casa.
O Canal Panda está disponível nos principais operadores de TV de Espanha e Portugal vai transmitir oficialmente a programação infantil atual. Neste caso, o portal FCOSTA2007 apurou que foi assinado um acordo com empresas dos grupos AMC Networks International Southern Europe e Dreamia (detida em duas partes pela NOS e AMC Networks International Southern Europe) para determinar o estado atual transmissão do Canal Panda. O Canal Panda está disponível em Espanha através da Movistar TV, Vodafone TV e Orange, entre outros operadores, e em Portugal através da MEO, NOS, Vodafone e Nowo, mas chega agora ao fim com a entrada em serviço em Espanha, a 15 de dezembro de 2022, do novo canal espanhol Enfamilia.
O bloco espanhol do Panda Enfamilia da Enfamilia em Espanha acompanha as crianças antes da escola com séries infantis, como parte do programa regular do Enfamilia, como Masha e o Urso, Os Irmãos Kratt, A Burrinha Rita, PWP e Panda y la nave de cartón. Estas duas séries infantis são transmitidas pelo Canal Panda em Espanha, apresentando as séries de entregas de encomendas do Axel, o guaxinim e os amigos e Masha e o Urso na grelha de programação utilizada desde março de 2022. Estas duas séries continuam na grelha do Canal Panda em Portugal, exibindo as séries infantis de encomendas e variedades.
Não há previsão que o Canal Panda não vai desaparecer da transmissão em Portugal, o canal de televisão recorde-se que está disponivel através das operadoras: MEO, NOS, Vodafone e Nowo através de ADSL, Cabo e Satélite para ver a programação atual exclusivamente dedicadas de 3 a 14 anos. O canal faz parte da Dreamia e foi lançada a 1 de abril de 1996. O canal infantil português têm canais irmãos infantis como o Biggs (canal dedicada a jovens adultos) e o Panda Kids (decidada a desenhos animados para os mais jovens), são os atuais programação infantil e juvenil, que fazem parte do universo dos canais do Panda.