100 dias de leilão 5G rendem 318 milhões de euros

 

Leilão do 5G abriu nova guerra entre a ANACOM e as operadoras de telecomunicações MEO, NOS e Vodafone
O leilão principal do 5G (quinta geração móvel) durante há quase 5 meses e continua sem data prevista para terminar hoje chega aos 100 dias. O valor das propostas dos operadores já totaliza 318, 7 milhões de euros, o que significa que o leilão garante ao estado um valor de 165 milhões de euros a empresa de telecomunicações.

De acordo com os resultados divulgados pela ANACOM, a atribuição das licenças 5G esteve prevista para o 1°trimesrre, tendo a 8 de abril de 2021 o regulador anunciado um prodimento de alteração do regulamento para acelerar o leilão, medida crítica pelas operadores.

Na 2ªFeira, a ANACOM aprovou um projeto da alteração para aumentar o número diário de rondas da licitação. A decisão permitirá imprimir maior celebridade ao leilão sem afetar as estratégias dos licitantes, tornando visível a realidade de 12 rondas diárias.

A Vodafone Portugal considera que as alterações do regulamento do leilão 5G são mais uma vez uma prova de autoritarismo do regulador e admitie "recorrer legalmente" das mesma se vierem a concretizar-se. Já a NOS lamenta ver o único responsável pelo atraso do país no 5G tentar atirar para os outros responsabilidades que são exclusivamente pela ANACOM.

A Altice/MEO disse ser completamente unilateral e abusiva a proposta de alteração ao regulamento, contra a qual a dona da MEO não deixará de se pronunciar.

Empresas

Desporto

Etiquetas

Mostrar mais