PT Portugal não vai pegar a responsável do Serviço Universal
A PT Portugal anunciou no dia 20 de fevereiro de 2018 em comunicado, que não é sua responsabilidade a prestação do Serviço Universal de rede fixa pela empresa, mas sim de um terceiro operador de telecomunicações em Portugal, desde 2014, incluindo além da MEO, com contrato ainda em vigor. Depois da morte de uma mulher idosa, na Sertã, que não conseguiu pedir socorro por telefone fixo, a empresa lamenta que se utilize a dor familiar no sentido de a relacionar com uma situação de não existência de um serviço fixo, quando se pode atestar a existência de rede móvel, voz e dados no local.
A empresa "saúda" a decisão do Governo de solicitar ao Regulador o apuramento de responsabilidades no âmbito do caso divulgado há três dias e que considera ter sido estrategicamente empolado. Contudo, a PT lamenta sido injustamente envolvida, ao longo dos últimos meses, em casos que não lhe dizem respeito, dizendo ainda que olha com serenidade e espírito de dever cumprido para o trabalho inédito que fez de reposição de comunicação, na sequência de uma tragédia impar como foi aquela dos incêndios do ano passado. Sublinha ainda que, em circunstâncias normais, demoraria dezenas de meses até estar concluído pela extensão e gravidade dos impactos que implicaram um investimento de reposição próximo de 20 milhões de euros.
A PT Portugal frisa, igualmente, que é a única operadora de comunicações sob a marca MEO presente em algumas regiões do nosso país e que investe em infraestruturação de fibra ótica de última geração em territórios que até ao momento não tinham qualquer tipo de conectividade e que foram várias as alternativas colocadas ao dispor das populações até à reposição total das comunicações nos vários concelhos afetados, o que já aconteceu.
O que é inegável é que a PT Portugal (''PT'') reconstruiu 100% da sua rede de comunicações fixa e móvel afetada pelos incêndios, tendo inclusivamente feito um investimento de expansão de fibra ótica nestes concelhos, com uma cobertura em média de mais de 50% do seu território. O que é inegável é que, à data de hoje, cerca de 99,5% dos clientes afetados pelos incêndios tem os seus serviços repostos, sendo de salientar que a maioria das ligações que faltam efetuar se devem à incapacidade de chegar ao contacto com vários clientes", segundo fonte da PT Portugal
Essas tentativas de contacto sem sucesso acontecem por estarem em causa, segundo a empresa de telecomunicações:
- habitações sazonais ou de fim-de-semana
- clientes emigrados
- ou mesmo clientes que ainda não nos contactaram para aceitação do agendamento proposto com os serviços da PT Portugal (MEO, Moche e UZO) para reposição desse mesmo serviço.