SIC e MEO acordam novo preço para emissão do canal na TDT
A SIC e a MEO chegaram a acordo sobre os novos valores a pagar pela distribuição do sinal do canal da Impresa na TDT, detida na operadora da Altice desde o dia 2 de junho de 2015 que passou a ser a marca sub-holding do Grupo Francês.
A SIC chegou a acordo com a PT Portugal para a redução do preço pago no contrato de distribuição do seu sinal através da TDT que pertencerá ao Grupo Impresa. Os valores do desconto em causa não foram divulgados, tendo a SIC referido apenas que congratula-se com o acordo que foi possível alcançar.
A dona da TVI também não detalhou o valor da redução e foi tendo em conta as alterações no espaço ocupado por cada operador na TDT, foi possível fazer reflectir nos preços praticados no âmbito do contrato TDT os ganhos de eficiência que resultaram da optimização do espectro utilizado", lê-se em 16 de Janeiro de 2017. Os operadores de televisão privados avançaram com a renegociação dos preços cobrados pela PT Portugal depois da entrada dos dois novos canais da RTP na plataforma digital com RTP3 e RTP Memória foi lançada através do decodificador da MEO em Dezembro de 2016.
Os preços dos contratos com a RTP também não são conhecidos. Questionado várias vezes sobre o tema, Gonçalo Reis, presidente/CEO da RTP são públicas, mas tal como o canal não discrimina outros itens, também não irá detalhar estes valores.
Recorde-se que a MEO detém 3 canais de televisão (RTP, SIC e TVI), justamente como a ARTV, o canal de televisão do parlamento mais visto em Portugal. Ainda de acordo, a PT fechou com 43 milhões de euros em receitas do pacotes de telecom.
O Governo prevê ainda a atribuição de duas novas licenças para canais privados, cujo concurso deverá arrancar este ano, segundo o ministro da Cultura, Luis Castro Mendes.