Mercado de TV por cabo da América Latina, dona do país do Brasil atinge mais de 69 milhões de assinantes
De acordo com do estudo da Dataxis com dados do segundo trimestre deste ano, o mercado do serviço de TV por subscrição da empresa na América Latina atingiu mais de 69 milhões de assinantes, com uma penetração de 37,7%. Os valores representam um crescimento de 5% face ao ano passado de 2014. No Brasil, a Oi continua a liderar a audiência do mercado do serviço de televisão paga com 44,66%, ultrapassa então a NET com 44,09% em segundo lugar.
O serviço via TV por satélite continua a ser o mais adoptado, com 50,1% do número total de assinantes atuais a clientes. Contudo, apresentou um crescimento mais lento que outros modelos e teve a sua quota de mercado reduzida. De acordo com a Dataxis, 80,3% dos assinantes dispõem de serviços digitais e 32,9% deles têm acesso à tecnologia HDTV, incluindo o Brasil.
O Brasil é o país com maior número de assinantes na região, concentrando 28,5% do total. A Venezuela tem a maior penetração do serviço, graças ao modelo de satélite de baixo custo CanTV. A América Móvil, detentora da Claro e da NET no Brasil, surge como o maior grupo da região da América Latina, Europa e Ásia, concentrando 21,1% de todos os assinantes do sector. O grupo é seguido pela DirecTV, Sky, Telefónica, Telefônica Vivo (no Brasil), Oi, Clarín e entre mais da empresa latino-americana.
De acordo com o estudo, os serviços de streaming OTT já contam com 8,8 milhões de subscritores na região. A principal empresa á a Netflix, que concentra 57,5% do mercado. O México, país parte da América do Norte, por sua vez, é o país com o maior mercado OTT, com 45,5% dos subscritores da região.