Meme: Sem a Sport TV, Controlinveste pode mudar de nome e de imagem a partir de ano de 2014

 

Sport TV será a nova marca da Olivedesportos

O memorando de entendimento para a venda parcial do grupo Controlinveste Media, que detém o JN, DN, TSF, Sport TV, NTV, Evasões e entre outros, foi concluído. O acordo foi assinado ontem dia 26 de novembro de 2014, no edifício do BCP na Grande Lisboa. A operação fica fora de negócio da esfera da Joaquim Oliveira, a Sport TV, empresa que detém os canais temáticos de desporto pelos 25% da PT e da ZON Optimus.

O negócio, que deverá ficar finalizado nos próximos meses, prevê a entrada de novos acionistas, nomeadamente do empresário angolano António Mosquito que passou também a controlar desde ontem 66,7% da construtora Soares da Costa, onde vai investir 70 milhões de euros e de Luís Montez, que entram através de um aumento de capital. Por via da conversão parcial de créditos em capital, os bancos BCP e BES também irão fazer parte da estrutura acionista ao longo dos últimos anos na Controlinveste.

A Controlinveste pode mudar-se de nome da empresa de comunicação a partir do ano de 2014, que vai apresentar uma nova sigla, nova roupagem e novos temas da empresa de jornais como a semelhança do Grupo Abril no Brasil, com revistas e sites mais rendidos como a Editora Abril.

Na futura configuração, o CEO da Controlinveste, Joaquim Oliveira, passa a deter 27,5% do grupo, o mesmo valor que ficará nas mãos de António Mosquito. Luís Montez, o Millennium BCP e o BES passam a deter 15% cada. A dívida remanescente do grupo a estes dois bancos, cujo valor não foi divulgado, será alvo de reestruturação, mas não haverá perdão da dívida. Embora o acordo esteja dependente de due diligence verificação das contas do grupo e da aprovação dos reguladores, já se sabe o nome do próximo presidente do conselho de administração Proença de Carvalho.

Em outubro de 2013, na altura em que foram nomeados os corpos dirigentes da ZON Optimus, presidente do conselho de administração da ZON TV Cabo, o advogado, que reuniu consenso entre os acionistas, irá presidir a uma administração com mais seis elementos. As empresas BCP e BES não irão fazer-se representar no conselho de administração, nomeando Joaquim Oliveira, António Mosquito e Luís Montez dois administradores cada nomes que até ao momento não são conhecidos.

A operação agora acordada envolve todo o perímetro do grupo de media. Ou seja, as marcas pertencentes a Controlinveste Media, DN, JN, O Jogo, Volta ao Mundo, Sport TV Evasões, TSF e Dinheiro Vivo. Fora do negócio ficam algumas participações financeiras, bem como a Sport TV detido agora na PPTV de Joaquim Oliveira. O chaiman da Controlinveste remeteu todos os esclarecimentos para o comunicado emitido ao fim da tarde de ontem. BCP, BES e Luís Montez optaram por não comentar esta operação. Até ao fecho desta edição não foi possível obter uma reação do empresário Mosquito.

Etiquetas

Mostrar mais