Estúdio da BBC World News muda-se para Broadcasting House
Agora já é oficial da BBC: a redação de átrio duplo de 1 milhão de libras, escondida atrás da igreja All Souls, no extremo norte da Regent Street, em Londres, que até Março de 2013 próximo abrigará 6.000 funcionários dos novos estúdios da BBC News e da BBC World News em 11 andares. O empreendimento de 93.000 metros quadrados pode estar com pouco mais de 4 anos de atraso e 55 milhões de libras acima do orçamento depois de um desentendimento com seu arquiteto original mas o substituto para o familiar Centro de Televisão em Londres está para convidar para dar lugar a novo estúdio da Central das Notícias Reais.
No domingo passado, a New Broadcasting House, propriedade da BBC no Reino Unido, transmitiu seu primeiro programa de rede The Andrew Marr Show – com uma série de programas nacionais de TV e rádio que devem passar até o Natal de 2012. O Newsnight seguirá Marr para o porão em outubro de 2012, com Jeremy Paxman já visitando para ensaios. Os programas partilharão um dos cinco estúdios abaixo do nível do solo, cuidadosamente construídos com alvenaria interna e externa separada por uma camada de ar para reduzir o ruído e o movimento do exterior. Enquanto isso, Huw Edwards e os boletins de notícias da BBC News at One, Six e Ten O'Clock devem chegar nos primeiros três meses do próximo ano, embora uma câmera já esteja empoleirada em uma ferrovia em miniatura que varrerá do estúdio de notícias para os metros do centro meteorológico.
Um dos estúdios é um conjunto de "realidade virtual", na verdade pouco mais do que um fundo verde, cadeiras e uma mesa, sobre a qual logotipos, gráficos e imagens podem ser sobrepostos. É a primeira vez que a BBC News usa um conjunto desse tipo, que espera criar a ilusão de maior variedade visual para os telespectadores, foi referido na Agência Lusa.
"Andy Griffee, diretor de projetos da BBC nos últimos três anos e meio, diz que o objetivo era trazer o máximo possível da BBC "sob o mesmo teto" no edifício, eventualmente terminado pelo arquiteto Sheppard Robson. Tal é a burocracia da BBC que Griffee diz que é possível economizar 5 milhões de libras por ano em suporte técnico apenas reunindo tantos funcionários. Mas, embora tenha sido possível espremer a BBC Radio 1 para a melhor localização, o oitavo andar superior, algumas partes londrinas da corporação ficam de fora."
Comentários