Anacom vai atuar juridicamente contra a ZON
A Anacom anunciou hoje nesta segunda-feira, dia 9 de maio de 2011 vai atuar juridicamente ao tribunal do lançamento do serviço contra a ZON TV Cabo, por esta, estar a tentar vender serviços de televisão paga em Alenquer, como forma de garantir aos clientes o acesso à Televisão Digital Terrestre (TDT), que entra em funcionamento a partir de quinta-feira naquela localidade.
Tanto a Anacom como a ASAE têm levado a cabo fiscalizações para averiguar o comportamento das operadoras de Telecom. Em Alenquer foram detetados alguns quiosques móveis da ZON Mobile, que anunciavam o desligamento do sinal analógico a partir do dia 12 de Maio de 2011 através dos nossos clientes da empresa que podem mudar assim o novo digital, e informavam que só seria possível ver televisão desde que fossem subscritos serviços ZON TV Cabo pagos, anunciando, para o efeito, tarifas especiais para Alenquer.
Num comunicado, a Anacom critica a atuação da ZON Multimédia, a operadora de Rodrigo Costa, por estar a induzir em erro as populações, e informa que irá agir com firmeza contra este tipo de comportamento, lesivo dos interesses das pessoas que terão de suportar o pagamento de produtos e serviços desnecessários, já que a televisão digital terrestre é gratuita. A Anacom deixa ainda o alerta de que para usufruir deste serviço, basta apenas que as pessoas tenham um televisor compatível com a norma MPG4. Quem não tiver uma televisão compatível, deverá apenas comprar um descodificador compatível com a norma e ligar a TV antigo.