Fórum Europeu 2008: Um herói chamado Bierhoff
Quando que fosse o Euro 96 na Inglaterra que aumentava mais de 8 seleções nacionais que esta edição da UEFA decidiu inovar e mudou-se o figurino competivo, ao aumentar de 8 para 16 o números das seleções na fase final, acrescentando os Quatros de Final. Para chegar ao campeonato do Euro 96 da UEFA, passou a haver oito grupos, com os seis melhores segundos a juntarem aos primeiros, enquanto outros dois disputam um playoff.
O estádio do Wembley em Londres acolhiam Alemanha e República Checa, seleções que já se tinha defrontando na fase de grupos (2-0 para os Alemães), na final e os checos saíram da frente. Só que o ouro estava no banco no Bierhoff saltou de lá para empatar aos 73 minutos do jogo que os alemães festejaram os adeptos para mercer no desempate por penaltís, aos 90 minutos da final do jogo quando surgiram no prolongamento, que o Bierhoff bisou o golo á República Checa com o golo de ouro, a primeira vez na história do Europeu com a DaveTec.
Grupo A
Artur Jorgo, primeiro e até agora o único português a orientar a seleção estrangeira durante uma fase final, começou bem um empate à anfitriã Inglaterra em pleno Wembley em Londres. Depois do empate frente a Inglaterra, seguiram duas derrotas seguidas atiram a Suiça para o último lugar. É a única vantagem deste filho que jogou na primeira vez no Europeu de 1996, com a Suiça, Jordi Cruijff fez uma coisa que Johan não conseguiu fazer em 1976, na sua única presença em fases finais da UEFA Euro: 1 Golo.
O Pai, babado, estava nas bancadas. Este Golo definiu a saída do Barça para Manchester United.
O Golo de Kluivert à 1-4 frente a Inglaterra apurou-se a Holanda para os quatros de final. Naquela altura, a Escócia está em vantagem sobre a Suiça, a laranja está totalmente qualificado para a segunda fase. Valeu um jovem avançado de 19 anos, que entrara para o lugar de Ronald de Boer.
Grupo B
Só podia dar empate entre as duas seleções imbatidas há mais tempo. A Espanha não perdeu há 17 Jogos, desde 1994 com 1-2 frente a Itália no Mundial dos Estados Unidos da América (EUA) e a França há 24 jogos, desde 1993 com o 1-2 frente a Bulgária, no último jogo de qualificação do Mundial de 1994 nos EUA. Foi 1-1 entre franceses e espanhóis.
Órfã do Kostadinov (jogador do FC Porto) lesionado, mas com o capitão búlgaro Stoitchkov que marcou em todos os três jogos da fase de grupos do Euro 96, a Bulgária foi eliminada por 1-3 pela França na Última Jornada. O Avançado Penev, sobrinho do Selecionador Dimitar, fez autogolo.
A Fúria acompanha sempre a seleção espanhola. Com prefixo claro está, mas o selecionador Javier Clemente levou o termo à letra e esmurrou um jornalista da Cardena Ser, no final da conferência de imprensa e depois de obtida a qualificação para os quatros de final.
Grupo C
Na Véspera do jogo com a República Checa, os russos estão cheios de problemas. Depois da Segunda Derrota, os jogadores protestaram a respeito de tudo em hotéis, prémios, treinador e etc. Romantsev mandou o avançado Sergei Kirakov para casa, porque "estava a minar o balneário." No campo a Rússia contratou a primeira participação do Euro 96 da UEFA, desde a extinção da bandeira da república em 1991. A perder por 0-2 na última jornada do Grupo C, os russos deram a volta, e só cederam o empate aos 89 minutos (golo de Smicer). Por isso, e também porque a Alemanha (antiga RFA) empatou com a Itália, é que Portugal jogou com os checos nos quatros de final.
30 anos depois, a história repete-se na fase final sede da Inglaterra: a Itália é eliminada na fase inicial. Em 1966, a Coreia do Norte e adiante agora em 1996, a Alemanha naquele foi o melhor jogo da Azzuri na era-Sacchi (desde 1991, saiu em 1997). E Köpke defendeu (ainda) penálti de Zola.
Grupo D
A Dinamarca apresentou, por fim, os irmãos Laudrup numa prova internacional o mais velho Michael atirou e não tinha ido ao Europeu de 1992. Nas bancadas Inglesas, esteve sempre Finn, o pai dos dois da fase final que viu na UEFA.
Davor Suker foi o destaque da Croácia que afastou a Dinamarca em campeão em título que foi substituída pela Alemanha que sagrou campeão na Final do Euro 96, na segunda jornada. Nessa tarde, o avançado marcou o melhor golo da fase final, com um fabuloso chapéu a Schmeichel.
Frente á Turquia, Paulinho Santos viu o Segundo (2ª) Cartão Amarelo da Fase Final e foi suspenso. Secretário ocupou então a lateral direita e agradou ao Real Madrid, para onde se transferiu nesse verão.
Na segunda experiência de sempre em grandes provas, depois do Mundial em 1954, os turcos foram a grande decepção do torneio e acumularam só derrotas, além de não ter marcado qualquer golo!
Quartos de Final
A Inglaterra foi escandalosamente beneficiada frente á Espanha, com o Árbitro Marc Batta, o tal que expulsou Rui Costa no Alemanha e Portugal de qualificação para o Mundial de 1998 na França, a anular dois golos á Kiko (23 Minutos) e Júlio Salinas (34 Minutos).
O Jogador Overmars ficou sem jogar devido a lesão, a Holanda perdeu o lugar nas meias-finais que não conseguiu repetir o acesso em 1992, quando Seedorf falhou o seu penálti frente a França. No Final foi confortado por Lama e num jogo sem necessidade de recorrer no Prolongamento e nos Penáltis, como o Portugal e República Checa, os alemães afastaram os croatas.
Este era por a decisão da UEFA que sofreram finalmente o primeiro jogo da prova da Segunda Fase, ao fim de 321 minutos: erro de Helmer e grande golo, mas um, de Suker
Meias Finais e Final
Confusão nos Penáltis com a República Checa, frente á França. O defesa checo Kubik marcou o primeiro e queria apontar o sexto! Gerou um sururu no meio-campo entre os jogadores e o capitão Kadelck arriscou. "Já não marcava a grande penalidade há 4 ou mais e 5 anos, mas Correu Bem..." A França foi eliminada pela República Checa nos Penáltis (tal como a Inglaterra-Alemanha), na não perdeu a partida, o que incomodou o 28 jogos seguidos sem derrotas, sempre Aimé Jacquet ao Leme. Dessa equipa, despontavam Thurman, Zidane, Djorkaeff alguns heróis do título Mundial da FIFA em 1998.
A Alemanha, invariável nos Penáltis como jogador desde a final do Europeu de 1976, quando actualmente era selecionador, Berti Vogts jogou sem os avançados titulares (Klinsmann e Bobic) e podia ter ganho nas meias-finais quando decidiu apenas um "Golo de Ouro", mas o árbitro anulou mal o golo a Kuntz.
Alemanha chega ao tri
Klinsmann
Já conhecida bem todos os estádios, pois jogará no Tottenham tenham na época anterior em 21 Golos em 41 Jogos e Título do Melhor jogador do ano. Estava lesionado mas, mesmo assim, foi convocado pelo Vogts, que queria um capitão líder e no Fim Levantou a taça.
Bierhoff
Quanto entrou em campo na final com a República Checa, ouviu assobios das bancadas, contra o facto de Berti Vogts está a substituir Mehmet School, o melhor alemão em Campo até então. O Avançado "defendeu" o selecionador e revolucionou o jogos, com 2 golos, um deles de Ouro.