Grupo espanhol Telefónica compra parte da operadora brasileira da TVA

 


O grupo brasileiro Abril anunciou ontem, no domingo, dia 29 de Outubro de 2006 ter fechado um acordo para a venda de parte da área e preferenciais da TVA para o grupo da gigantes das telecomunicações em Espanha, a Telefónica. A transação, que dependerá ainda da aprovação da ANATEL, permitirá à Abril abater uma parte significativa da sua dívida, comunicou a imprensa.

Com o negócio, a TVA suspende a operação de IPO registada na Comissão de Valores Imobiliários brasileira, no final de Setembro de 2006, que a equipa pode autorizar o começo da separação da MTV Brasil. O negócio envolve todas as operações de MMDS nas regiões do Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, além de 100% das ações preferenciais e parte das açcões ordinárias das operações de TV por subscrição através em todas as regiões do Brasil nos limites de participação permitidos pela legislação.

De acordo com o grupo de comunicação da Abril, o acordo permitirá ainda reforçar a oferta de serviços triple-play. A entrada do grupo Telefónica de Espanha na TVA consolida a estratégia de oferta de múltiplos serviços inovadores e acelera o projecto de crescimento, afirmou a Abril em comunicado oficial.

Para os analistas de mercado, o segmento da televisão por subscrição no Brasil e em Portugal atravessa um momento de consolidação. No dia 13 de Outubro de 2006, a operadora brasileira NET anunciou a compra da Vivax, reforçando a sua posição como líder no mercado de TV por cabo e alargando a sua área de actuação. A aquisição da Vivax, sujeita à aprovação das entidades reguladoras, irá também expandir a atuação da Empresa Brasileira de Telecomunicações, acionista da NET, detém na participação da Organizações Globo que oferece VoIP através da rede da operadora de cabo. Já a Telemar aguarda a aprovação para adquirir a WayTV. Em fevereiro de 2006, o grupo Sonaecom lançou a oferta pública de aquisição de 5 milhões de euros para a PT, que a empresa vai decidir quem separa entre as duas empresas se tornaram independentes.

A empresa de estudos de telecomunicações Teleco estima em 4,36 milhões o número de assinantes de TV por subscrição no Brasil, em Junho de 2006. Em conjunto, a Vivax e a NET representam 75,5% do mercado de TV por cabo e 45% do mercado de TV por subscrição. A TVA detém 8% do mercado de televisão por subscrição, segundo a Teleco. Já o Grupo Telefónica detém parte de 50% da operadora de telecomunicações móveis brasileiro da Vivo numa ação associada com a PT.

Empresas

Desporto

Etiquetas

Mostrar mais